iluminação têxtil dos jogadores de hóquei no gelo do EHC Red Bull München: O esporte de alto desempenho é compatível se encontra com a iluminação de alto desempenho

O esporte de alto desempenho é compatível se encontra com a iluminação de alto desempenho


Os campeões de hóquei no gelo do EHC Red Bull München jogaram no Zugspitze usando novos uniformes com LEDs fornecidos pela OSRAM.

LEDs integrados nos uniformes dos jogadores melhoram a visibilidade dos equipamentos de proteção e das vestimentas. Pela primeira vez no mundo.


Duas equipes da campeã alemã de hóquei no gelo EHC Red Bull München jogaram entre si, em uma pista especialmente criada. A partida foi iluminada por luz perfeita da OSRAM, a parceira oficial de iluminação da equipe EHC Red Bull München – com refletores e fitas de LED no gelo. O evento foi o ponto alto legal do 110o aniversário da marca e inclui também uma estréia.

LEDs integrados nos uniformes dos jogadores substituíram os refletores usuais, melhorando significativamente a visibilidade dos equipamentos de proteção e das vestimentas. Pela primeira vez no mundo.

Como nas duas instalações impressionantes anteriores do 110o aniversário da marca – a projeção do vídeo comemorativo no Gabinete Alemão de Patentes em Berlim e a iluminação da fachada do Westin Excelsior Hotel em Roma – a OSRAM mostrou como ela vem estabelecendo novos padrões em tecnologia de iluminação há várias décadas. A OSRAM é famosa por seu desempenho de pico – para este evento no Zugspitze, ela esteve no cume com 2962 m de altura.

Na OSRAM, têxteis e iluminação se combinam desde a


Iluminação têxtil na TECHFEST Munich 2016

1. Preço na TECHFEST Munich: Iluminação Têxtil

1. Preço da Jaqueta com Iluminação de Segurança da Adidas: Jaqueta de segurança com LEDs integrados e funções indicadoras iluminadas para ciclistas

Na TECHFEST, a OSRAM desafiou as pessoas criativas a produzirem algo especial. Em concordância com o slogan “Luz é Moda”, os participantes foram solicitados a criar a moda do futuro utilizando smartphones, luz e vestuário.

LEDs, luzes em fitas de LED, kits de desenvolvimento, componentes eletrônicos, guias de luz, sensores, e outros, foram disponibilizados aos participantes para fins de experimentação.

No total, 22 equipes aceitaram o desafio da OSRAM. Muitas delas trabalharam em aplicações enfocando maior segurança pessoal ou maior segurança nas vias.

Após três dias de desafio intenso, uma equipe que aceitou o desafio da OSRAM, não somente apresentou soluções pioneiras para vestimentas esportivas, mas também ficou com a primeira colocação na acirrada disputa.

“Estrondoso sucesso”, “único”, “emocionante” - muenchen.de reportagem na TECHFEST 2016

Imagens do evento

Mais do que um jogo: Teste de resistência no gelo


O jogo foi um espetáculo. Além disso, os kits e capacetes dos jogadores forneceram um show de luz especial, pois estavam equipados com um lançamento mundial. Pequenas fitas com LEDs foram acesas por microeletrônica. Os componentes tinham o tamanho de uma moeda. Costurados no tecido ou afixados nos capacetes, eles ficaram praticamente invisíveis quando fora de operação e não causaram o menor incômodo aos jogadores.

“Iluminação têxtil” é o título de trabalho do projeto. Este projeto da unidade de negócio de Iluminação Especializada (SP) poderá ser lançado posteriormente em 2017, melhorando bastante a visibilidade e a percepção de segurança e as vestimentas esportivas quando em comparação com os elementos passivos, como refletores e cores de sinalização. O evento no Zugspitze foi uma oportunidade de teste do equipamento no frio congelante e em um jogo fisicamente duro sob condições extremas.

Esporte de altíssimo desempenho e tecnologia de pico a quase 3.000 m acima do nível do mar


A “Lederhosen” iluminada na Oktoberfest 2016

a estátua da Bavária na Oktoberfest
O esporte de alto desempenho é compatível se encontra com a iluminação de alto desempenho: 110o aniversário da marca OSRAM

Ponto alto legal - evento espetacular no cume do Zugspitze. Aprecie.


Assista o vídeo!