A OSRAM ilumina a Euro 2012

O Campeonato Europeu de Futebol de 2012 deixou os estádios do campeonato brilhando com a última tecnologia de iluminação. Os países anfitriões, Polônia e Ucrânia, confiam na experiência da OSRAM em iluminação profissional de eventos esportivos globais. Quatro estádios foram equipados com soluções de iluminação variadas, modernas. A tecnologia moderna da ORSM oferecerá uma configuração do evento e do esporte perfeita em Varsóvia, Kiev, Gdansk e Lvov. 

O destaque é o estádio nacional de Varsóvia. A OSRAM forneceu a última palavra em tecnologia da iluminação para a arena completamente nova, incluindo iluminação para a fachada externa que, com uma tela multimídia superdimensionada, oferece a o que há de mais moderno no mundo em iluminação para arenas esportivas. Ao redor de 1.700 luminárias de LED da Traxon, subsidiária OSRAM, acenderam a concha do estádio nas cores nacionais da Polônia, vermelho e branco. A fachada também é uma tela gigante, na qual diversos padrões de luz dinâmicos, resultados das partidas, equipes ou nomes dos jogadores podem ser comunicados ao mundo externo. Uma inovação global. 

Os segmentos da concha do prédio, que são tecidos como uma cesta, são equipados com luminárias Liner Shield AC XB 36 de LED que são ancoradas com suportes autodesignados, de modo que seja possível fornecer iluminação não unificada aos painéis individuais. Combinados com um sistema de gerenciamento de luz inteligente do e:cue, é possível criar efeitos únicos. O campo do estádio também é iluminado com tecnologia de iluminação inovadora da OSRAM. Um total de 450 lâmpadas de alto desempenho com eficiência de energia são usadas aqui, e também instaladas no estádio em Gdansk, que atendeu às últimas exigências das transmissões de TV com qualidade de alta definição.

Vídeo: Cenas de iluminação dinâmicas no estádio de futebol de Varsóvia

Marian Okon, Gerente de Projeto da OSRAM na Polônia: "Todas as fontes de luz e ECGs para luminárias do portfólio de produtos da OSRAM e as luminárias para iluminação dinâmica da fachada da Traxon." O conceito de iluminação da iluminação da fachada do novo estádio é da Lichtvision. O último resultado é baseado na cooperação entre os designers de luz e a Traxon. Os maiores desafios foram encontrados na implementação do conceito de iluminação: a decisão pela melhor fonte de luz, a integração das luminárias em uma construção de painel desafiadora, invisível do exterior e a escolha correta do sistema de gerenciamento de luz para a criação de cenas de iluminação dinâmicas, programáveis.

Stephan Wittekind, Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Traxon: "Com uma ampla experiência em projetos e produtos, fomos capazes de trabalhar com a Lichtvision para criar a transferência de conhecimento, que resultou em um conceito de iluminação novo, eficiente e poderoso." Durante o planejamento do estádio, essa foi a principal razão para a concessão do projeto para a OSRAM. Wittekind: "Oferecemos as melhores soluções-chave." O posicionamento da OSRAM como um fornecedor completo, juntamente com ideias de iluminação criativas e individuais foi o fator decisivo. 

O projeto é uma novidade em todo o mundo. Wittekind: "A iluminação dinâmica e eficiente dos diferentes ângulos do painel com a melhor luz possível e a melhor cor de luz sem efeitos de ofuscamento - um projeto, cujo tamanho o torna completamente único." Também devido ao foco na melhor eficiência de energia possível: O consumo de energia da fachada de LED é de 95 quilowatts. Um único ônibus de equipe precisa de três vezes. Além disso, a qualidade de luz mais alta e o melhor manuseio possível deveriam ser levados em conta. As luminárias e os ópticos de LED tiveram que ser modificados para ser integrados à concha complexa do estádio. Todos os padrões de certificação técnica foram atendidos.

A iluminação do estádio também impressionou o office gmp • Architekten von Gerkan, Marg und Partner, que são os responsáveis pelo design completo do estádio. Mesmo para os prestigiados projetistas do estádio, a implantação de tal conceito de iluminação é uma estréia mundial, significando o começo de um futuro novo, com eficiência de energia para iluminação de estádios.

Gallery - Lighting impressions of the Warsaw Euro 2012 stadium

A inauguração do estádio de futebol de Varsóvia emocionou os habitantes da capital da Polônia.
O maior desafio: uma luz dinâmica, livre de brilho, eficiente e invisível do envelope complexo do estádio.
O Estádio Nacional de Varsóvia tornou-se uma marca da cidade devido à sua iluminação ultramoderna.
Um close-up da construção elaborada dos painéis de metal expandidos.
Diferentes ângulos do painel e a curvatura do estádio tornam mais difícil planejar e instalar a iluminação arquitetônica.
As luzes externas do estádio foram montadas atrás de barras longitudinais e são, desse modo, invisíveis do exterior.
A OSRAM equipa o estádio de futebol de Varsóvia com 100% das lâmpadas.
A iluminação dinâmica da fachada do estádio é uma estreia mundial.
Cada painel corresponde a um único pixel na apresentação de vídeo geral da fachada externa.

Case Study: Euro 2012

A OSRAM ilumina o Campeonato Europeu de Futebol de 2012

Aplicações: Instalações esportivas

Iluminação para eventos esportivos globais da OSRAM

Portfólio de produtos

Toda a tecnologia de iluminação no Estádio Nacional de Varsóvia

LED - inovador, eficiente, flexível

Sistemas de gerencia- mento de luz

© 2017, OSRAM GmbH. Todos os direitos reservados.
LED Floater Headline